Quadro
Curricular da EAJA
Área:
Linguagem Componente: Arte- Artes Visuais Segmento: II Série: 5ª
Linguagem:
ARTES VISUAIS
Objetivo II segmento Conhecer e valorizar as Artes Visuais
como cultura, como expressão e como linguagem.
Objetos de conhecimento/conteúdos:
Contextos
e práticas: Apreciação e· compreensão das
características expressivas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas; Pesquisa e· exploração de técnicas,
recursos e procedimentos para a produção de narrativas visuais; Experimentação·
com materiais e técnicas convencionais, não convencionais e digitais; Apreciação e·
análise dos significados expressivos em imagens presentes no cotidiano em
espaço bidimensional e tridimensional.
Espaços e
atuações de linguagem artística: Apreciação e·
contato com diferentes espaços e atuação das artes visuais; Identificação e·
análise de categorias diferenciadas de Arte e estilos diferenciados de artistas
e demais profissionais da arte;
Processos de·
registro pessoal e coletivo de vivências e experiências estéticas; Utilização de·
fontes de informação presentes nos espações de atuação das artes visuais.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0501)
Reconhecer a importância do
estudo das Artes Visuais no contexto escolar, relacionando a teoria com as
produções artísticas e trazendo sentidos e significados para o conhecimento
pessoal e coletivo. (EAJAAR0502) Identificar e explorar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional
e universal, refletindo sobre suas diferentes representações. (EAJAAR0503)
Ampliar a capacidade de interpretar, simbolizar e criar novas representações a
partir do repertório imagético do cotidiano. (EAJAAR0504) Criar novas formas de
representar as ideias, potencializando a percepção, o imaginário e o repertório
imagético pessoal, por meio da apreciação de diferentes contextos estéticos das
artes tradicionais e contemporâneas. (EAJAAR0505) Identificar e explorar as
visualidades presentes na vida cotidiana, reconhecendo as interações e conexões
entre os elementos da linguagem visual que os constitui: fotografia, cartazes,
televisão, publicidade, desenho industrial, entre outros. (EAJAAR0506)
Investigar e problematizar as relações entre arte e leitura da realidade,
argumentando sobre a diversidade de manifestações artísticas presentes no
cotidiano.
(EAJAAR0528) Reconhecer, investigar e explorar diferentes
categorias de espaços e atuações das artes visuais (museus, galerias,
instituições, feiras, praças, ruas, centros culturais, mercados, shoppings,
artistas, artesãos, curadores, etc.) e outras instituições promotoras da
cultura visual. (EAJAAR0529) Conhecer, valorizar e interagir com artistas,
artesãos e curadores locais, estabelecendo relações com profissionais destas
categorias em âmbito nacional e internacional. (EAJAAR0530) Elaborar, de forma
pessoal e diversificada, registros, sistematizações e comunicação sobre as
experiências vividas nos diferentes espaços e instituições culturais.