Criado com o Padlet

domingo, 2 de dezembro de 2018



       O curso nos mostrou a visão crítica do mundo artístico e de seus meios de produção, atualizando, também, o seu conhecimento em relação à história do ensino da arte no Brasil, suas influências e tendências metodológicas. Um ensino de arte compromissado com a compreensão das diferenças deve usar os pressupostos críticos de um multiculturalismo que, distanciando-se dos interesses expansionistas do sistema econômico capitalista mundial, alinhe-se aos interesses para a construção de outros papéis, mais dignificantes, para os africanos e afro-brasileiros e suas artes, na história contemporânea do ensino de artes visuais no Brasil. História da qual nós –  professores e alunos desse curso somos parte! Nosso curso vem ao encontro das necessidades do contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem, formando arte-educadores com uma visão mais holística do contexto escolar, cultural e tecnológico para o ensino e aprendizagem das artes visuais. As dificuldades são muitas nessa fase de implementação. Estamos construindo um caminho e aprendendo juntos. Mas, se as dificuldades são muitas, maiores são as potencialidades de formar um maior número de profissionais críticos

Núcleo Temático 1 




https://soundcloud.com/user-352823889/fernando-azevedo-vida-artista
Informações gerais sobre o curso:

https://soundcloud.com/user-352823889/audio-aula-inaugural-informacoes-gerais-2

     Para o ensino de artes visuais.O programa de ambos os cursos visa, ainda, à construção do conhecimento de forma colaborativa, que venha a reforçar a arte local e do Brasil, apresentando suas estruturas e complexidades, ao longo do curso. O ensino da arte teve como foco, também, as diversas dimensões da formação do artista, tais como a teoria e história da arte, assim como a análise e a prática da arte contemporânea, em toda a sua dimensão local da cultura brasileira.

Núcleo Temático 2 – Performances e Arte/Educativas

Performaces Culturais: Fundamentos e Conceitos
Performances antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino
As performances e-Arte/Educativas nas Instituições de Ensino

Performaces Culturais: Fundamentos e Conceitos


Núcleo temático 3


 Interterritorialidade no Ciberespaço

OBJETIVOS: · Observar, analisar e relatar produções artísticas (verificando possíveis interações, intersecções entre as linguagens cênicas, musicais e visuais, a presença da metalinguagem e os reflexos da tecnocultura), considerando a bibliografia levantada na disciplina e ao longo do curso. · Realizar, registrar e publicar em meio digital produção artística que contemple o diálogo entre linguagens artísticas e elementos da tecnocultura. · Apresentar reflexões sobre a produção artística, apontando os diálogos estabelecidos com as linguagens artísticas, o uso de metalinguagem (se for o caso) e como a tecnocultura esteve presente ao longo do processo criativo (englobando a pré-produção, a produção e a pós-produção). CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:· Diálogos entre as linguagens artísticas. · A tecnocultura permeando produções artísticas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: · Indicação de leituras, vídeos e sites relacionados às temáticas da disciplina. · Atividades coletivas e individuais, com postagens de vídeos e arquivos em formato PDF, exposição e debate sobre produções realizadas durante encontro presencial.Cibercartografias visuais - Laricy 08

PLANO DE ENSINO
Atividade 01

Ajustar o site pedagógico criado, ou seja, estruturá-lo pedagogicamente, de forma que promova a autoaprendizagem no âmbito das alternativas tecnológicas, tendo como referência sua prática em ensino em sala de aula Critérios de avaliação:
- Atender ao que se pede na atividade
- Organização e sistematização do conteúdo do curso no blog
- Realizar as ações solicitadas em seu site e disponibilizar o link via Moodle.