A educação e a tecnologia caminhando juntas
O desafio da escola de hoje é adaptar o ensino de acordo com a capacidade de cada aluno, respeitando as diferenças de cada um. O vídeo “Peixes não sobem em árvores”, propõe uma reflexão sobre um novo método de ensino no qual possa facilitar a aprendizagem das crianças e estudantes de modo geral, respeitando as dificuldades e talentos de cada um. A escola tradicional propõe avaliar os alunos de modo geral com uma única prova. Da mesma forma que um peixe não pode subir em uma árvore, uma determinada pessoa não pode realizar uma atividade fora de sua capacidade, sentindo-se um peixe fora da água e fazendo algo que não seja seu dom.
A nova proposta é valorizar a criatividade e a individualidade de cada um, preparando as crianças para o futuro. O uso de novas tecnologias em sala de aula pode facilitar tanto o ensino quanto a aprendizagem, aflorando a criatividade e manifestando os dons de cada criança. Todos somos gênios e temos capacidades de nos desenvolvermos em alguma área, sabendo disso devemos como educadores, renovar as práticas educacionais, não ensinando a mesma coisa, da mesma maneira.
Existem inúmeras tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula, na matéria de artes, por exemplo, tablets, lousas digitais, datashow, sites educativos e redes sociais. São exemplos de ferramentas que podem deixar as aulas mais interessantes, isso tudo proporciona interatividade e facilita o acesso à informação. A aula sai da imaginação para a realidade ao vivo e a cores. O computador ou notebook por exemplo, pode ser uma grande ferramenta para um professor ou para os alunos, inclusive em artes. Vários trabalhos podem ser realizados. O computador faz arte, dá dicas de artes, e torna a arte mais interessante e mais viva, até mesmo mais acessiva para a criança. O computador pode trabalhar uma infinidade de temas em ritmo acelerado. Pode trabalhar textos, desenhos, formas e cores. Mas, só ter equipamentos na escola não basta, é preciso saber utilizá-los. A tecnologia deve ser usada para apresentar e também aprofundar conteúdos e a internet se torna uma ferramenta imprescindível e vasta na informação e o aluno pode também apresentar slides, usar editores de textos e muito mais. A educação e a tecnologia precisam caminhar juntas para um melhor rendimento escolar e para a preparação do futuro das crianças
Fundamentos
da Arte/Educação Digital
Metodologia
do Ensino Superior I- Inclusão da cultura digital juvenil na e-Arte/Educação
Seminário
Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens
artísticas
Arte/educação versus
e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem
Triangular versus Sistema Triangular Digital
Metodologia do Ensino Superior I-
Inclusão da
cultura digital juvenil na e-Arte/EducaçãoO uso das Tecnologias Midiáticas como
Intermediadoras no Processo de Ensino Aprendizagem 03
Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes
visuais e outras linguagens artísticas
Cibercartografias visuais - Laricy 04
Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da
cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular
Digital
O uso das Tecnologias Midiáticas como Intermediadoras no
Processo de Ensino Aprendizagem 02
Fundamentos da Arte/Educação Digital
Metodologia do Ensino Superior I- Inclusão da cultura digital juvenil
na e-Arte/Educação
Seminário
Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens
artísticas
Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura
digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital
Depoimento provocativo:
Seminário intermediático:
Música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas.
Última disciplina deste núcleo, trabalhando em um levantamento sobre os
conteúdos que os alunos mais procuram na internet, o que gostam e o que lhes
chama atenção. Com os dados obtidos, podemos refletir sobre a importância dos
professores conhecerem seus alunos e seus interesses, adaptando suas atividades
para que os alunos sintam-se mais motivados para participar das atividades.
Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo.1
Ana Mae Barbosa
Ensino da Arte
https://www.youtube.com/watch?v=j1uJ6C91O9Q
https://youtu.be/gZR0hrhPQt0?t=95