Para o ensino de artes visuais.O programa de ambos os cursos visa,
ainda, à construção do conhecimento de forma colaborativa, que venha a reforçar
a arte local e do Brasil, apresentando suas estruturas e complexidades, ao
longo do curso. O ensino da arte teve como foco, também, as diversas dimensões
da formação do artista, tais como a teoria e história da arte, assim como a
análise e a prática da arte contemporânea, em toda a sua dimensão local da
cultura brasileira.
Núcleo
Temático 2 – Performances e Arte/Educativas
Performaces
Culturais: Fundamentos e Conceitos
Performances
antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino
As performances
e-Arte/Educativas nas Instituições de Ensino
Performaces
Culturais: Fundamentos e Conceitos
OBJETIVOS: -
Potencializar as disciplinas discutidas no Núcleo I -Fomentar proposições
investigativas acerca das diferentes linguagens artísticas (música, artes
cênicas, artes visuais e outras), pela metalinguagem/cultura digital. -
Orientar na construção de Plano de Ensino de intervenção arte/educativa digital
- Elaborar intento pedagógico de intervenção arte/educativa digital como meio
de expressão crítica/ reflexiva/ pedagógica. - Alimentar o site
e-Arte/Educativo com ações arte/educativas alicerçadas teoricamente na
Abordagem Triangular e, com proposições investigativas que instigarão o uso dos
recursos tecnológicos, por parte do educador, em sala de aula.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Unidade I
- Levantamento de
dados com os alunos: 1. O que seu aluno consome e aprecia na internet? Música e/ou gênero musical Videoclipe Filme Game Quais os conteúdos que convergem ou divergem
entre eles. Existe ou não nudes no conteúdo assistido? 2. Levantamento de dados
com professores: Se professor utiliza recursos tecnológicos em sala de aula.
Se sim, quais? Vocês sabem o que os seus alunos consomem e apreciam na
internet? A cultura digital se limita aos aparatos pedagógicos? Unidade II-
Educação infantil: Vídeos/Desenhos infantis no Youtube: Como trabalhá-los na
educação infantil? Como e por meio da Abordagem Triangular o educador pode
promover ações criticas de aprendizagem? Unidade III- Educação juvenil: Nudes
na e pela internet Quais os aspectos relevantes dos nudes na internet para
serem abordados pedagogicamente com o público juvenil? Como problematizar
criticamente essas questões no âmbito sócio educacional? Como e por meio da
Abordagem Triangular e da Arte/Educação o educador pode promover ações críticas
de aprendizagem?
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-
Chats no moodle;
- Fórum de discussão para os textos selecionados, tendo como eixo propulsor para o debate a leitura e análise de textos temáticos previamente
solicitados.
- Fórum de dúvidas acerca dos assuntos inerentes à disciplina.
Atividades individuais:
- Leitura e interpretação de bibliografia específica, previamente selecionada;
- Discussão de temas pertinentes à disciplina;
- Levantamento de dados na escola;
- Elaboração de Intento pedagógico e Plano de Ensino do respectivo intento;
- Publicação de Plano de Ensino e intento pedagógico em site criado pelo estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário