Criado com o Padlet

domingo, 23 de agosto de 2020

 ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

https://docente.ifrn.edu.br/niltonxavier/elementos-da-linguagem-visual-versao-em-pdf

O que são artes visuais?

Por arte visual compreende-se o estudo e tudo aquilo que é analisado ou percebido pelo olhar de maneira criativa.

Funções das artes visuais 

 A criação de materiais visuais é diversificada porque são múltiplas as necessidades humanas. Podem ser de ordem prática, comum ou podem estar voltadas para a expressão de um estado de espírito ou de uma idéia. A maioria das produções visuais buscam registrar, preservar, reproduzir e identificar pessoas, lugares ou objetos objetivando ampliar o processo de comunicação humana.

A Arte Visual e o design atuam ao representar visualmente uma forma, cor ou representação, estando presente no teatro, na música, no cinema , na fotografia e demais expressões. Nos tempos atuais, além de atuar no segmento artístico, também exercem papel fundamental na representação visual comercial, de empresas e instituições públicas.

 Toda arte apreciada pelo olhar é conceituada como arte visual, abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prático do estético, seja o estético do belo, do funcional ou do fazer pensar.

domingo, 29 de março de 2020


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Analise as figuras abaixo. As questões de 26 a 28 referemse a elas.



1200px-JEAN_LOUIS_THÉODORE_GÉRICAULT_-_La_Balsa_de_la_Medusa_(Museo_del_Louvre,_1818-19)



segunda-feira, 30 de dezembro de 2019



Quadro Curricular da EAJA
Área: Linguagem Componente: Arte- Artes Visuais Segmento: II Série: 5ª

Linguagem: ARTES VISUAIS

Objetivo II segmento Conhecer e valorizar as Artes Visuais como cultura, como expressão e como linguagem.

Objetos de conhecimento/conteúdos:

Contextos e práticas:  Apreciação e· compreensão das características expressivas das artes visuais tradicionais e contemporâneas;  Pesquisa e· exploração de técnicas, recursos e procedimentos para a produção de narrativas visuais;  Experimentação· com materiais e técnicas convencionais, não convencionais e digitais;  Apreciação e· análise dos significados expressivos em imagens presentes no cotidiano em espaço bidimensional e tridimensional.
Espaços e atuações de linguagem artística:  Apreciação e· contato com diferentes espaços e atuação das artes visuais;  Identificação e· análise de categorias diferenciadas de Arte e estilos diferenciados de artistas e demais profissionais da arte;  Processos de· registro pessoal e coletivo de vivências e experiências estéticas;  Utilização de· fontes de informação presentes nos espações de atuação das artes visuais.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0501) 

Reconhecer a importância do estudo das Artes Visuais no contexto escolar, relacionando a teoria com as produções artísticas e trazendo sentidos e significados para o conhecimento pessoal e coletivo. (EAJAAR0502) Identificar e explorar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações. (EAJAAR0503) Ampliar a capacidade de interpretar, simbolizar e criar novas representações a partir do repertório imagético do cotidiano. (EAJAAR0504) Criar novas formas de representar as ideias, potencializando a percepção, o imaginário e o repertório imagético pessoal, por meio da apreciação de diferentes contextos estéticos das artes tradicionais e contemporâneas. (EAJAAR0505) Identificar e explorar as visualidades presentes na vida cotidiana, reconhecendo as interações e conexões entre os elementos da linguagem visual que os constitui: fotografia, cartazes, televisão, publicidade, desenho industrial, entre outros. (EAJAAR0506) Investigar e problematizar as relações entre arte e leitura da realidade, argumentando sobre a diversidade de manifestações artísticas presentes no cotidiano.
(EAJAAR0528) Reconhecer, investigar e explorar diferentes categorias de espaços e atuações das artes visuais (museus, galerias, instituições, feiras, praças, ruas, centros culturais, mercados, shoppings, artistas, artesãos, curadores, etc.) e outras instituições promotoras da cultura visual. (EAJAAR0529) Conhecer, valorizar e interagir com artistas, artesãos e curadores locais, estabelecendo relações com profissionais destas categorias em âmbito nacional e internacional. (EAJAAR0530) Elaborar, de forma pessoal e diversificada, registros, sistematizações e comunicação sobre as experiências vividas nos diferentes espaços e instituições culturais.

A Arte no Currículo Referência de Minas Gerais

BNCC e Arte

AULA 01 - ARTE – A ARTES E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS - ENSINO MÉDIO - 1º ...

SIMETRIA DO NOME do aluno.